Solicite!

(11) 2677-9102 / (11) 98038-6232
NEXTEL (11) 94036-5405
ID: 35*77*33069

Solicite pelo WhatsApp

Como funciona o transporte de cargas fracionadas

Como funciona o transporte de cargas fracionadas

Assim como acontece em outros setores, o mercado de logística também possui o seu próprio linguajar, em muitas vezes esses termos são bem presentes na rotina das transportadoras, mas isso não significa que elas sejam fáceis de ser compreendidas para quem não está incluso totalmente no ramo.

Quando o assunto é o transporte de cargas fracionadas essa pode ser uma realidade, entretanto, não se preocupe, porque o artigo de hoje foi criado para tirar todas as suas dúvidas sobre essa modalidade.

No momento de solicitar um trabalho de transporte, é extremamente importante que a empresa que irá pedir o serviço tenha um mínimo de noção e atenção sobre como os sistemas funcionam. Já para o lado da contratada, o esperado é máximo de segurança, comprometimento e qualidade dos serviços.

Ademais, é preciso que clientes conheçam as vantagens e desvantagens de todos os tipos de serviços antes de fechar o contrato. Nos sistemas de transporte, um dos mais comuns é justamente o transporte de cargas fracionadas.

O que é o transporte de cargas fracionadas?

O transporte de cargas fracionadas é um serviço de remessas e quantidades pequenas de encomendas, que sozinhas, não encheriam todo um veículo. De forma mais simples: é uma carga pequena que não preenche completamente a caminhonete ou caminhão utilizado pela transportadora.

Desse modo, ela é vista como fracionada. O esquema ideal leva em consideração a maneira em que sua encomenda será conduzida, para atestar a integridade dos produtos durante toda a viagem, dedicando-se, dessa maneira, as transportadoras devem sempre fornecer as melhores soluções para os clientes que não têm grandes quantidades de itens para serem locomovidos.

Esse sistema permite a diminuição dos custos com a viagem e também o oferecimento de um melhor serviço. Por ser algo bem vantajoso em relação às encomendas, muitas empresas, de micro a macro, utilizam o transporte de cargas fracionadas como opção.

Como esse tipo de transportação é realizado com frequência em modais rodoviários, a garantia de segurança e tranquilidade em relação a carga é alta, e a chegada até o destino final (sem falhas) é praticamente garantia.

Exemplo do transporte de cargas fracionadas nas empresas:

A indústria têxtil, por exemplo, é um dos mercados mais dinâmicos dos dias atuais. Com os e-commerces, aplicativos e maior acesso à internet, as tendências correm muito rápido pelo mundo, fazendo nascer o desejo, também rápido, dos consumidores.

Antes, as marcas criavam cerca de quatro coleções anuais, que iam de acordo com as estações, que podiam demorar para ficar totalmente prontas, desde a produção até a presença das novas pelas em suas lojas.

Já nos dias atuais, muitas empresas desse setor possuem bem mais do que 4 lançamentos anuais, que precisar ser fabricados rapidamente e estarem disponíveis para os clientes dentro de semanas.

Dentro de todo esse contexto, a logística precisa se tornar um ponto estratégico. Até porque, quem consegue realizar entregas mais eficientes, flexíveis e ágeis, está na frente da concorrência, que é bem grande, e ganha pontos positivos com os clientes.

Dessa forma, as confecções e varejistas viram no transporte de cargas fracionadas a melhor resposta para a otimização de suas entregas, já que esse sistema pode trabalhar com remessas compactas, o que auxilia o fluxo direto de produção. 

Por muito tempo, as empresas utilizaram os seus próprios transportes, mas, com o crescimento e a necessidade rapidez dos setores, foi verificado que isso poderia ser pura subutilização e desperdício de caminhões.

Com a modificação, também tornou-se perceptível que, para entregar as coleções pequenas ou encomendas únicas de clientes, não havia a necessidade de completar todo um veículo. No final do mês, esse espaço que sobrava podia pesar muito no bolso dos empreendedores.

Com o sistema de transporte de cargas fracionadas, a empresa não precisa cuidar de todo um caminhão e muito menos só usá-lo ao preenchê-lo totalmente. Ótimo, não é?

Como realmente funciona o transporte de cargas fracionadas?

Já sabemos que a principal vantagem de contratar o transporte de cargas fracionadas é que ele entrega pequenas cargas, entretanto, como é que as empresas que oferecem esse serviço ganham? Simples, o objetivo deles é reunir os produtos de diferentes localidades. Para que isso ocorra, o sistema de transporte se organiza para ver como realizar tudo de forma hábil.

A organização da carga acontece da seguinte maneira: se os produtos que serão transportados forem pequenos, o recolhimento será realizado em veículos menores e coletados em um mesmo local. Desse jeito, no momento em que os produtos estiverem reunidos, já é possível organizá-los com a rota pré estabelecida, o que facilita a entrega.

Isso permite que as empresas de setores semelhantes enviem suas cargas pequenas compartilhando um espaço. No fim das contas, todos dividem os valores do transporte, cada empresa paga o valor referido ao espaço de suas mercadorias dentro do caminhão.

Isso é vantagem para as empresas e para as transportadoras, porque seus veículos estarão sempre caminhando cheios, o que otimiza o uso do veículo, enquanto atende diferentes clientes. É muito importante lembrar que é necessário que as cargas de um mesmo caminhão tenham características parecidas.

Com esse método, a transportadora pode oferecer um serviço melhor, com garantia de que a movimentação e manuseio dos produtos siga um padrão instituído de acordo com a necessidade de cada objeto.

As vantagens do transporte de cargas fracionadas

Já que o transporte de cargas fracionadas permite que entregas sejam feitas rapidamente, por um custo justo, esse tipo de serviço é indicado para as empresas dinâmicas, que precisam de velocidade em suas ações.

As principais vantagens estão diretamente ligadas à segurança e economia. Já que agora é possível gastar apenas com aquilo que tenha ligação com o volume de produtos que serão entregues, essa é uma forma da empresa pagar um valor bem menor do que o que seria gasto com a responsabilidade uma carga completa, que nem seria completamente usada.

Ademais, como apenas os produtos que possuem ligação são transportados no mesmo local, há o cuidado contra possíveis acidentes, extravios e até contaminações, como pode acontecer com os produtos alimentícios.

O que achou do transporte de cargas fracionadas? Vantagem ou não para seu empreendimento? 



DEIXE SEU COMENTÁRIO: