O que é Just in Time?


25/09/2017
O que é Just in Time?

Como já diriam as nossas avós, existe hora certa para tudo. E nos empreendimentos não teria porque ser diferente. É pensando nisso que surge o conceito de Just in time(JIT), que literalmente se traduz como “na hora certa”. Você deve estar pensando, mas hora certa para o que? Calma, não tema, acompanhe o artigo e descubra os benefícios que essa estratégia pode trazer para os seus negócios.

Conheça os princípios básicos da JIT

Trata-se de uma estratégia administrativa que se preocupa em fazer a produção, transporte e compra de um material, como o nome já diz, na hora certa. Sendo adaptável a qualquer tipo de empreendimento. O que é pertinente, considerando as vantagens que o modelo o sistema propicia. Ajudando na redução de estoques, o que consequentemente influencia na diminuição dos gastos da empresa.

Por essa razão, as principais organizações mundiais trabalham com esse conceito. Fábricas de carros usam o Just in time para melhorar sua produção, caso da Toyota. Isso impede que os produtos se acumulem e a empresa tenha saída imediata daquilo que produz. Por exemplo, quando se há a procura por um material, ele será fabricado a tempo da entrega, não tendo tempo para permanecer no estoque.

Sistema produção por demanda

Tudo isso que foi dito se sintetiza no que chamamos de “produção por demanda”, onde o produtor primeiramente fará a venda do seu produto e só então o produzirá. Tendo entre eles o intervalo para compra da matéria-prima que dará origem ao produto. Assim, ele possui a garantia que os seus custos serão cobertos, considerando a venda prévia.

Então não existe estoque com a Just in time?

Não é bem assim. É muito difícil para qualquer empresa, principalmente se for de grande porte, ficar sem nada no estoque. A função do Just in time é mais de reduzir a quantidade de material e produto armazenado que sua eliminação.

Em uma aplicação ideal do modelo, ficam no estoque apenas a matéria-prima para produção imediata, que dura poucas horas. Caso consiga esse efeito, o lucro do seu negócio será muito maior devido as vantagens que o sistema proporciona. Vamos conhecer quais são elas?

Benefícios da Just in time

São muitos as vantagens que o sistema JIT pode trazer para as organizações que as aplicam. Por isso, vamos listar as principais, para que você se convença da eficácia dessa estratégia e consiga potencializar o sucesso do seu empreendimento:

Diminuição de custos

Devido à redução desperdícios, já que Just in time trabalha basicamente sob encomenda. Buscando matéria-prima para confecção de seus produtos no momento em que são necessários. Fazendo com que a renda da empresa aumento significativamente em decorrência disso.

Garantias de venda

Já que o produto só é confeccionado após a confirmação da compra, reagindo a uma demanda do mercado, não há possibilidade do produto ficar em estoque. Tendo assim uma garantia de venda que é muito rara no mundo dos negócios. Mas é a realidade daqueles que trabalham com o sistema Just in time.

Redução de fornecedores

Negociar com fornecedores não é um tarefa simples, por isso reduzir o número deles é uma ótima vantagem para operacionalização do empreendimento. Assim você economiza tempo de negociação e o estresse que esse trabalho lhe traria. Tudo porque decidiu adotar essa estratégia de administração de empresas.

Associação com outras estratégias

Agora que conhece as vantagens do sistema Just in time, já é possível decidir que esse é o modelo correto para a sua empresa. Agora você precisa aprender como colocar o modelo em prática. E a melhor de fazê-lo funcionar é o realizando aliado a outras estratégias de produção.

Conheça outros métodos complementaresao sistema Just in time, utilizados por empresas de todo o mundo, que irão trazer sucesso ao seu empreendimento:

Você já ouviu falar em Kanban?

Ele é um método que pode ser inserido na organização e empresas que funcionam pelo sistema Just in time. Consiste na sinalização de cada etapa do processo de produção,com o uso de post-its, por exemplo. Essa estratégia permite um controle quase absoluto de cada processo que envolve a produção da sua empresa.

Trata-se de um método reconhecido mundialmente pela sua eficácia. Iniciado em empresas japonesas de carros, que o adotaram para compor sua Just in time. Atento aos detalhes, o Kanban traz informações de tempo, quantidade e dados que normalmente são perdidos ou esquecidos. Aumentando assim a qualidade do serviço dos funcionários. Sendo um método ideal para empresas que trabalham por demanda e tem a possibilidade de focar nos detalhes do produto.

Embora eficaz, foi detectado um problema no método físico, já que os post-its poderiam sumir ou estragar. Por isso foi desenvolvido o e-Kanban, a versão eletrônica desse sistema complementar ao Just in time. Isso possibilitou o aumento ainda maior na velocidade da produção, pela troca automática de tarefas.

Combine os esforços com o Scrum

Nesse momento, você já conhece duas metodologias que ajudarão a melhorar o desempenho da sua empresa. Mas saiba que é possível potencializar ainda mais os resultados com o uso dessa ferramenta estratégica.

O Scrum busca controlar o trabalho em equipe a partir de um objetivo coletivo. Motivando os funcionários que trabalham focados em atingir determinada meta que ainda será definida.

Esse sistema ajuda a empresa a traçar um objetivo e criar um cronograma para cumpri-los dentro dos prazos estipulados.

Isso simplifica o trabalho, e aliado aos demais sistemas de administração, como o Just in time e Kanban, tem um ganho excepcional em produtividade, fazendo com que sua empresa atinja o sucesso sem grandes sacrifícios, somente adotando a estratégia correta.

Ele funciona basicamente com o um registro onde estão as áreas do produto que devem ser desenvolvidas. Essa ferramenta se chama product backlog, que também é a responsável pelo release backlog, onde estão listados as tarefas que serão realizadas na empresa. E cada uma dessas funções está organizada de acordo com sua prioridade.

Nessa organização ficam determinados o ponto de criação e finalização do produto, para que não existam atrasos. Toda essa informação fica disponível em um quadro de tarefas que serão desenvolvidas, ficando acessíveis a todos os responsáveis pelo trabalho.

 

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