(11) 2677-9102 / (11) 98038-6232
NEXTEL (11) 94036-5405
ID: 35*77*33069
Como já diriam as nossas avós, existe hora certa para tudo. E nos empreendimentos não teria porque ser diferente. É pensando nisso que surge o conceito de Just in time(JIT), que literalmente se traduz como “na hora certa”. Você deve estar pensando, mas hora certa para o que? Calma, não tema, acompanhe o artigo e descubra os benefícios que essa estratégia pode trazer para os seus negócios.
Trata-se de uma estratégia administrativa que se preocupa em fazer a produção, transporte e compra de um material, como o nome já diz, na hora certa. Sendo adaptável a qualquer tipo de empreendimento. O que é pertinente, considerando as vantagens que o modelo o sistema propicia. Ajudando na redução de estoques, o que consequentemente influencia na diminuição dos gastos da empresa.
Por essa razão, as principais organizações mundiais trabalham com esse conceito. Fábricas de carros usam o Just in time para melhorar sua produção, caso da Toyota. Isso impede que os produtos se acumulem e a empresa tenha saída imediata daquilo que produz. Por exemplo, quando se há a procura por um material, ele será fabricado a tempo da entrega, não tendo tempo para permanecer no estoque.
Tudo isso que foi dito se sintetiza no que chamamos de “produção por demanda”, onde o produtor primeiramente fará a venda do seu produto e só então o produzirá. Tendo entre eles o intervalo para compra da matéria-prima que dará origem ao produto. Assim, ele possui a garantia que os seus custos serão cobertos, considerando a venda prévia.
Não é bem assim. É muito difícil para qualquer empresa, principalmente se for de grande porte, ficar sem nada no estoque. A função do Just in time é mais de reduzir a quantidade de material e produto armazenado que sua eliminação.
Em uma aplicação ideal do modelo, ficam no estoque apenas a matéria-prima para produção imediata, que dura poucas horas. Caso consiga esse efeito, o lucro do seu negócio será muito maior devido as vantagens que o sistema proporciona. Vamos conhecer quais são elas?
São muitos as vantagens que o sistema JIT pode trazer para as organizações que as aplicam. Por isso, vamos listar as principais, para que você se convença da eficácia dessa estratégia e consiga potencializar o sucesso do seu empreendimento:
Devido à redução desperdícios, já que Just in time trabalha basicamente sob encomenda. Buscando matéria-prima para confecção de seus produtos no momento em que são necessários. Fazendo com que a renda da empresa aumento significativamente em decorrência disso.
Já que o produto só é confeccionado após a confirmação da compra, reagindo a uma demanda do mercado, não há possibilidade do produto ficar em estoque. Tendo assim uma garantia de venda que é muito rara no mundo dos negócios. Mas é a realidade daqueles que trabalham com o sistema Just in time.
Negociar com fornecedores não é um tarefa simples, por isso reduzir o número deles é uma ótima vantagem para operacionalização do empreendimento. Assim você economiza tempo de negociação e o estresse que esse trabalho lhe traria. Tudo porque decidiu adotar essa estratégia de administração de empresas.
Agora que conhece as vantagens do sistema Just in time, já é possível decidir que esse é o modelo correto para a sua empresa. Agora você precisa aprender como colocar o modelo em prática. E a melhor de fazê-lo funcionar é o realizando aliado a outras estratégias de produção.
Conheça outros métodos complementaresao sistema Just in time, utilizados por empresas de todo o mundo, que irão trazer sucesso ao seu empreendimento:
Ele é um método que pode ser inserido na organização e empresas que funcionam pelo sistema Just in time. Consiste na sinalização de cada etapa do processo de produção,com o uso de post-its, por exemplo. Essa estratégia permite um controle quase absoluto de cada processo que envolve a produção da sua empresa.
Trata-se de um método reconhecido mundialmente pela sua eficácia. Iniciado em empresas japonesas de carros, que o adotaram para compor sua Just in time. Atento aos detalhes, o Kanban traz informações de tempo, quantidade e dados que normalmente são perdidos ou esquecidos. Aumentando assim a qualidade do serviço dos funcionários. Sendo um método ideal para empresas que trabalham por demanda e tem a possibilidade de focar nos detalhes do produto.
Embora eficaz, foi detectado um problema no método físico, já que os post-its poderiam sumir ou estragar. Por isso foi desenvolvido o e-Kanban, a versão eletrônica desse sistema complementar ao Just in time. Isso possibilitou o aumento ainda maior na velocidade da produção, pela troca automática de tarefas.
Nesse momento, você já conhece duas metodologias que ajudarão a melhorar o desempenho da sua empresa. Mas saiba que é possível potencializar ainda mais os resultados com o uso dessa ferramenta estratégica.
O Scrum busca controlar o trabalho em equipe a partir de um objetivo coletivo. Motivando os funcionários que trabalham focados em atingir determinada meta que ainda será definida.
Esse sistema ajuda a empresa a traçar um objetivo e criar um cronograma para cumpri-los dentro dos prazos estipulados.
Isso simplifica o trabalho, e aliado aos demais sistemas de administração, como o Just in time e Kanban, tem um ganho excepcional em produtividade, fazendo com que sua empresa atinja o sucesso sem grandes sacrifícios, somente adotando a estratégia correta.
Ele funciona basicamente com o um registro onde estão as áreas do produto que devem ser desenvolvidas. Essa ferramenta se chama product backlog, que também é a responsável pelo release backlog, onde estão listados as tarefas que serão realizadas na empresa. E cada uma dessas funções está organizada de acordo com sua prioridade.
Nessa organização ficam determinados o ponto de criação e finalização do produto, para que não existam atrasos. Toda essa informação fica disponível em um quadro de tarefas que serão desenvolvidas, ficando acessíveis a todos os responsáveis pelo trabalho.