Solicite!

(11) 2677-9102 / (11) 98038-6232
NEXTEL (11) 94036-5405
ID: 35*77*33069

Solicite pelo WhatsApp

Just-In-Time

Just-In-Time

O Just-In-Time consiste em um sistema de administração de produção, onde é determinado que tudo seja produzido ou transportado e mesmo comprado na hora exata.

Este modo é muito eficaz, e pode ser aplicado em qualquer organização, desde que seja para reduzir estoques e também os custos vindos desses.

Como funciona o Just-In-Time?

O sistema Just-In-Time é feito para que o produto ou matéria prima chegue ao local de utilização somente no exato momento em que for preciso ou necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

O conceito desse sistema está relacionado ao conceito de produção por demanda, ou seja, conforme o necessário, onde vende-se o produto para comprar matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.

Nas fábricas onde está implementado, o estoque de matérias primas precisa ser mínimo e suficiente para poucas horas de produção. A fim de que isso seja possível, os fornecedores devem ser treinados, capacitados estarem interligados para que possam fazer entregas de pequenos lotes.

Economizando na produção e transporte

Reduzindo o número de fornecedores para o mínimo possível, isso contribuirá para que se possa alcançar os benefícios do modo de produção Just-In-Time. Esta redução no modo Just-In-Time precisa ser bem planejada, pois senão poderá haver falta de estoque ou outros problemas.

A melhor maneira de prevenir eventuais transtornos é selecionar cuidadosamente os fornecedores e ter uma forma de entrega segura, de modo a certificar-se da qualidade e confiabilidade do processo. Grandes fornecedores também podem comprar suas matérias-primas no modo Just-In-Time, o que contribui para que toda a cadeia mercadológica seja concentrada e o trabalho fique muito mais prático.

Um exemplo muito prático são as montadoras, pois os fornecedores das mesmas trabalham na modalidade Just-In-Time, fazendo entregas de pequenos lotes na mesma frequência da produção da empresa, criando um fluxo seguro e rápido.

O sistema de produção pode adaptar-se mais facilmente a empresas cujos produtos são de certa forma relativamente previsíveis e constantes, sem grandes oscilações. A estes produtos é possível trabalhar dessa forma chamada Just-In-Time e ter um tipo de negócio muito mais flexível e rápido.

É preciso, portanto, contar com uma empresa de entrega que possa cumprir as demandas que se criam nesse tipo de entrega. Ter os produtos na porta da empresa quando necessário, sem atrasos e sem faltas. É, portanto, fundamental o papel de uma boa transportadora nesse processo.

Uma empresa que necessite de produtos cujo estoque está sempre no limite, poderá contar com a entrega no momento certo e na quantidade específica, sem gastos a mais e sem sobra de mercadoria.

Esse processo é muito mais efetivo para o caso de ter um capital de giro mais restrito ou em caso de se querer fazer uma boa economia ou mesmo quando se necessita vender o estoque excedente.

Dessa maneira, o sistema Just-In-Time é ideal para todas as empresas que pretendem otimizar seu processo de estoque e transporte de mercadorias, em um processo mais prático e rápido, tendo seus produtos entregues na porta da empresa no momento oportuno e conforme a necessidade.